terça-feira, 28 de agosto de 2012

CASA FEITA EM CONTÊINER.

O arquiteto Danilo Corbas resolveu inovar método de edificar e criou a Casa Container. Inaugurada em maio, foi concebida em sete meses de construção, a casa com 196 m² de área útil foi construída com quatro contêineres marítimos que não tem utilização,esses contêiners foram adaptados para abrigar três quartos, sala de estar, sala de jantar e cozinha gourmet juntas, escritório, três banheiros, área de serviço, garagem e varandas.

Divulgação: Casa Container

Na área das escadas foi utilizado Steel-frame


Os quatro contêineres formam a estrutura da casa, sendo dois no pavimento inferior e os outros dois colocados perpendicularmente sobre os primeiros, formando o pavimento superior. Segundo o arquiteto, seu objetivo era reciclar materiais e evitar a utilização de areia, tijolo, cimento, água e ferro para a estrutura, tornando o canteiro de obras mais limpo.

O projeto previa uma terraplanagem suave do terreno, utilizando sistema de compensação entre corte (50 cm) e aterro (até 80 cm), para deixar um único platô quase em sua cota original. Os serviços de terraplanagem e limpeza do terreno foram executados em apenas um dia.

Para a fundação da casa, foram utilizadas sapatas isoladas nas extremidades dos contêineres e sob as colunas de reforço, colocadas para aguentar os contêineres superiores. De acordo com Corbas, pelo peso da construção, de 18 t (4,5 t por contêiner), não foi necessária a colocação de ferragens nas sapatas, trabalhando basicamente o esforço de compressão.

O isolamento termoacústico do contêiner formado por chapas de aço foi um dos quesitos que exigiu maior atenção do projetista. A lã PET (não sei o que é) e o drywall foram empregados para o isolamento das paredes, enquanto no teto foram utilizadas telhas térmicas com uma camada de poliuretano, juntamente com lã mineral basáltica.

O principal objetivo da casa era ser sustentável. Para isso, o arquiteto introduziu itens como sistema de reuso de água pluvial, ventilação cruzada nos ambientes, telhado verde, telhas brancas, iluminação em LED, sistema de aquecimento solar e uso de salamandra para aquecimento. A iluminação natural também faz parte do projeto: o vão formado entre os dois contêineres inferiores foi fechado com vidro, além de janelas basculantes, instaladas por toda a casa.

"Nós, arquitetos e engenheiros, temos a responsabilidade de transformar os atuais conceitos da construção civil, das técnicas construtivas e da arquitetura para que não estejamos tão a mercê dos interesses exclusivamente econômicos. Temos que priorizar a qualidade, transformar o mercado para que ofereça uma arquitetura perene, livre de modismos. Isso é sustentabilidade", disse Corbas.

A visita pode ser agendada gratuitamente pelo site  do projeto.


Divulgação: Casa Container

casa durantes as obras

Divulgação: Casa Container

antes da pintura

Divulgação: Casa Container

fachada da casa.



Achei muito interessante esse método de construção, é sustentável, rápido e fácil de ser concebido.

Espero que tenham gostado, bjs

domingo, 26 de agosto de 2012

Expo Xangai 2010

No ano de 2010 no mês de maio até o mês de outubro ocorreu a Expo Xangai 2010 cujo tema era Better City, Better Life (Cidade melhor, vida melhor). 
55 cidades eleitas mostraram suas melhores práticas urbanas. As Exposições Universais (Expo) estão entre os mais importantes eventos do calendário internacional, funcionando como um intercâmbio de informações e cultura. Em Xangai o destaque são as  inovações científicas e tecnológicas, com o desafio de realizar o evento com baixa emissão de carbono. Os prédios do parque têm controladores de despesa de água e energia e utilizam energia solar e materiais reciclados.

Esta foto é da entrada: FANTÁTISCA


Este é o pavilhão da china: CHINÊS, NÉ?


Este é o pavilhão da Polônia: DIFERENTE


Este é o pavilhão da Austrália: LINDO


Este é o pavilhão da Coréia do Sul: FODA


Este é o pavilhão da Dinamarca: PERFEITO


Este é o pavilhão da Arábia-Saudita: OUSADO


Este é o pavilhão da Espanha: LINDO


Este é o pavilhão de Israel:FEIO


Este é o pavilhão da França: NORMAL


Este é o pavilhão da Itália: BONITINHO


Este é o pavilhão do Reino Unido: O MAIS LINDO :O


Este é o pavilhão da Rússia: INTERESSANTE


Este é o pavilhão do Brasil: BONITO, TINHA Q TER ALGO VERDE, NÉ? 


Resolvi fazer esta postagem devido a arquitetura diferenciada de cada país, muito bonito.
Espero que tenham gostado.








Pedra de Granito que muda de cor

Essas pedras de granitos são simplesmente lindas, elas mudam de cor de acordo com a temperatura, se a temperatura aumenta tende a tons vermelhos e se a temperatura diminui tende a tons azuis. É lindo.

:)

sábado, 18 de agosto de 2012

Arquiteto japonês constrói casas transparentes para desinibidos



O escritório de arquitetura do Japonês  Sou Fujimoto criou um tipo de casa muito diferente: A casa transparente. O bacana tbm é que a casa não e divida por cômodos ou andares, é dividida somente por escadas que so te levam a pavimentos diferentes.  O interessante e que a casa tem aproveitamento total de luminosidade, e quanto a privacidade é so puxar as cortinas e ser feliz :) 

Casa impresa que pode ser construída em 4 semanas

minha segunda postagem no blog(a primeira está em outro), espero que gostem


Casa impressa que pode ser construída em 4 semanas


Holandeses desenvolveram a primeira casa impressa que pode ser construída no curtíssimo período de quatro semanas.
 Utilizando apenas um computador e uma máquina CNC, foram criadas as peças feitas de madeira sustentável. Cada peça, por sua vez, funciona como uma peça de quebra-cabeça. Na hora da montagem, basta encaixar uma à outra.

Link: http://www.techeblog.com/index.php/tech-gadget/printable-house-that-can-be-built-in-4-weeks (em inglês)